Por equipe de conteúdo – CALCMED
A Crise hipertensiva aparecerá um dia no seu ambulatório, na UTI ou no seu pronto socorro. Quando acompanhada de lesão de órgão alvo aguda é considerada uma Emergência hipertensiva e necessita de drogas parenterais. Fica a dúvida, qual a droga apropriada, nitroprussiato ou nitroglicerina?
O Nitroprussiato de sódio, o famoso Nipride, inicia seu efeito rapidamente (em menos de um minuto). Quando utilizado é necessário monitorização contínua da pressão intra-arterial (PIA), já que este medicamento pode produzir uma queda súbita e drástica da pressão arterial.
Assim, o Nipride sempre será a melhor escolha quando você estiver diante de situações que demandam queda rápida da pressão arterial, como AVC hemorrágico e Dissecção de aorta.
Já a Nitroglicerina, mais conhecida como Tridil, tem ação venodilatadora maior que dilatação arterial. Assim, tem menor ação anti-hipertensiva em comparação com nipride. Seu efeito hipotensor é muito variável de pessoa para pessoa.
No entanto, o queridinho dos Prontos Socorros e das Unidades Coronarianas, o Tridil, possui boa ação dilatadora coronariana e deve ser a sua droga de escolha quando estiver diante de doença coronariana sintomática e naqueles com hipertensão após angioplastia coronariana. Mas não esqueça, se estiver com suspeita de IAM de ventrículo direito evite usar nitratos em geral!!
Agora que você já sabe qual droga utilizar, você sabe como montar a solução de cada uma? Qual a dose inicial e qual vazão você deve prescrever? 🥵🥵🥵
>>>>> OH MY GOD!!!! 😱
Calma! A CALCMED resolve essa parte. Lá, você encontra tudo prontinho de acordo com a apresentação disponível no seu hospital e individualizado para o seu paciente. Corre lá!
Vejo você no nosso próximo blog. 🤓
Até a próxima! 😉